METEORIZAÇÃO

segunda-feira, abril 12, 2010 Edit This 0 Comments »
O termo meteorização é o processo natural através ao qual as rochas e os solos e seus constituintes sofrem a decomposição química e/ou desintegração física por acção dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição ao factores ambientais (neles se incluindo os factores antropogénicos, isto é devido directa ou indirectamente à acção humana).
Por outras palavras, a meteorização é o fenómeno natural a que estão sujeitos todos os materiais geológicos quando expostos à acção combinada da atmosfera, hidrosfera,biosfera e antroposfera, ocorrendo de forma permanente e generalizada em toda a superfície terrestre, não devendo contudo ser confundida com os efeitos da erosão, embora tenha frequentemente com eles uma relação estreita de causa e efeito.
A meteorização  pode assumir três (3) aspectos:
  • Meteorização química;
  • Meteorização física; e
  • Meteorização biológica.

Meteorização química
A meteorização química, também designada alteração química, ocorre quando minerais numa rocha são alterados ou dissolvidos quimicamente.
As reacções mais típicas da meteorização química são as seguintes:
  1. Oxidação
  2. Carbonatação
  3. Hidrólise
  4. Hidratação

Ela implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente da meteorização química é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas e solos. A principal argila formada é o caulino, que é branco quando puro, o que o acontece muito raramente. A cor vermelha do solo deve-se aos óxidos de Ferro e Manganês liberados pela alteração da biotite e outros minerais que possuem estes elementos químicos em sua fórmula.
Na superfície, o solo é mais rico em argila e matéria orgânica. À medida que se aprofunda, aumenta o número de cristais de feldspato, os quais já encontram-se em processo de desagregação e de alteração química.

Consequências da meteorização química
  • Completa modificação das propriedades físicas e químicas das rochas
  • Aumento no volume dos minerais formados secundariamente, se comparados com os minerais primários / fonts
  • Formação de solos

 

Meteorização física

A meteorização física, também designada meteorização ou alteração mecânica, ocorre quando a rocha sólida é fragmentada através de  processos físicos, mas não alteram a sua composição química. A meteorização química e ã meteorização física auxiliam-se mutuamente, reforçando-se uma à outra. Quanto mais rápido for o decaimento, maior tornar-se-á o enfraquecimento dos fragmentos e mais susceptível a rocha é de se quebrar; quanto menores forem os fragmentos, maior a superfície disponível para o ataque químico e mais rápido torna-se-á o decaimento.
Depois de a tectónica e o vulcanismo terem formado montanhas, a alteração química e mecânica abrem fendas– diaclases – nas mesmas através da chuva, do vento, gelo, da neve e da gravidade de modo a aplanar a paisagem. É este o percurso da erosão, definida como o conjunto de processos de aplanação da crusta terrestre através dos agentes da geodinâmica externa envolvendo meteorização do material já existente, transporte e deposição do mesmo noutro local, contribuindo para a modificação das formas criadas pelos agentes de geodinâmica interna. Ao fazer isto, a erosão está continuamente a pôr a descoberto mais material rochoso que fica pronto para ser alterado, ao mesmo tempo que novas rochas surgem nas bacias de sedimentação.
A meteorização e a erosão não só estão intrinsecamente ligadas como também são os principais processos do ciclo litológico. Juntamente com a tectónica e o vulcanismo, os outros elementos do ciclo litológico, a meteorização e erosão modificam a forma da superfície terrestre e alteram o material rochoso, convertendo todos os tipos de rochas em sedimentos, formando solos. Em algumas circunstâncias, a meteorização e a erosão são inseparáveis. Quando uma rocha tal como o calcário puro ou o sal–gema meteoriza através de dissolução na água pluvial, por exemplo, todo o material é completamente dissolvido e transportado pela água sob a forma de iões em solução. O material dissolvido durante a meteorização química contribui significativamente para o total de material dissolvido nos oceanos.


Principais agentes da meteorização física:
·   Variação de temperatura: Com o aumento da temperatura,os minerais sofrem dilatação, desenvolvendo pressões internas que desagregam os minerais e desenvolvem microfraturas, por onde penetrarão a água, sais e raízes vegetais.
·         Cristalização de sais: O sal trazido pela maresia, se cristaliza nas fraturas, desenvolvendo pressões que ampliam efeito desagregador.
·         Congelamento, e
·     Actividades biológicas ou biomecânicas (dos seres vivos): As raízes de árvores podem trabalhar como agentes meteóricos. Elas actuam como força motriz para abrir canais para que outros agentes meteóricos actuem nas rochas e minerais. Há também a "escavaçao" por insectos em rochas mais fracas.

Consequências da meteorização física
·         Redução da granulometria dos minerais
·         Contínuo aumento da superfície específica
·         Sem modificação na composição química
·         Formação de solo


Meteorização biológica
A meteorização biológica é causada pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de mateorização produz solos mais férteis do mundo.




 Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meteoriza%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intemperismo#Intemperismo_f.C3.ADsico_ou_mec.C3.A2nico 

0 comentários: